PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ACONSELHAMENTO PASTORAL

Eurípedes Pereira de Brito

Resumo


O Projeto Político-Pedagógico de Curso (PPC) do Curso de Pós-Gradução Lato Sensu em Ministério e Aconselhamento Pastoral da Faculdade Assembleiana do Brasil (FASSEB) é uma das peças que compõem o projeto educacional do Curso sob os princípios da educação continuada. O ponto de partida do processo educacional da FASSEB é a adoção de uma teoria da Educação e, em conformidade com esta, a definição da filosofia, da orientação e do foco educacional adotados. Esse conceito de educação caracteriza-se pela continuidade das ações educativas visando o desenvolvimento de habilidades e competências ao longo da vida e consta de vários níveis de ensino e aprendizagem.1

A Faculdade ASSEMBLEIANA DO BRASIL reconhece a importância das teorias da Educação na definição do referencial teórico que norteia o sistema educacional da Instituição: a tradicional, cujo ensino é centrado no conteúdo/professor; a skinneriana, cujo ensino é centrado no processo, no estímulo-resposta; a rogeriana, cujo ensino é centrado no aluno; a freireana, cujo ensino é centrado na operacionalidade política do aluno; e a cristã, cujo ensino é centrado em Deus e sua vontade tanto no currículo e conteúdo, quanto na vida do professor e do aluno.

Opta, em consonância com sua identidade confessional, pela teoria cristã da educação, assim descrita: “[...] ensino centrado em Deus e sua vontade como currículo e conteúdo da vida do professor e aluno; ênfase na autenticidade da vida do aluno e do professor; a vida do professor como modelo para a do aluno; ênfase no aluno como discípulo e no professor como mestre ou discipulador; ênfase na integração teoria/prática; ênfase na operacionalidade do aluno como instrumento do reino de Deus na sua vivência; etc.” (REGA, 2002, p. 28)

A Faculdade Assembleiana do Brasil (FASSEB) adota, como sua filosofia educacional, um sistema de educação integral (teórica e prática) com vistas à formação integral e integrada de seu corpo discente. Isso acontece a partir do reconhecimento da importância dos sistemas de ensino classificados como educação teórica (reflexivo e teórico) e educação profissional (utilitarista e instrumental) na formação de seu corpo discente. O primeiro possibilita o desenvolvimento da reflexão e da descoberta, e o segundo, o desenvolvimento da prática.

1 O Projeto Educacional em questão consta da Pós-Graduação em Teologia Sistemática. A pós-graduação visa a capacitação do aluno em áreas específicas apontadas mediante foco final pela graduação e fornece no nível lato sensu um aprofundamento no campo da pesquisa.


Texto completo:

PDF


Indexada em: Google Scholar, Latindex, LivRe - Revistas de Livre Acesso, SUMÁRIOS.ORG, Academia.edu, THEOS : textos de religião e teologia, Instituto Santo Tomás de Aquino, Faculdade Cristã de Curitiba, Faculdade Batista do Estado do Rio de Janeiro.