UMA LEITURA EXEGÉTICA DE DEUTERONÔMIO 6.6-9

Lázara Divina Coelho, Diessyka Fernanda Monteiro, Marcilene Dias Silva Santos

Resumo


RESUMO

Este artigo traz uma leitura exegética da passagem de Deuteronômio 6.6-9. Justifica-se pela carência contemporânea de diretrizes autorizadas e objetivas diante do crescente alargamento das perspectivas (sociedade, família, mídia etc.) e a consequente insegurança identitária (crenças, valores) e responsabilidade correspondente. Busca-se o sentido literal da passagem e sua validação para o leitor contemporâneo. A leitura é feita sob o fundamento teórico da Teologia Bíblica, operada pela Exegese através do Método Histórico-Gramatical. Os resultados incluem a identificação da cláusula básica da aliança e a cláusula das responsabilidades decorrentes. Isso inclui identificar-se com Deus e amá-lo devotamente; guardar as palavras ensinadas; ensinar os filhos a amar a Deus com devoção e a guardar as palavras ensinadas por Deus. Palavras-chave: Aliança. Educação cristã. Educação cristã doméstica

ABSTRACT

This article brings an exegetical reading of the passage of Deuteronomy 6.6-9. It is justified by the contemporary lack of authoritative and objective guidelines in view of the increase in perspectives (society, family, media, etc.) and the consequent identity insecurity (beliefs, values) and corresponding responsibility. The literal meaning of the passage and its validation for the contemporary reader are sought. Reading is done under the theoretical foundation of Biblical Theology, operated by Exegesis include the identification of the alliance's basic clause and the resulting responsibilities clause. This includes identifying with God and loving him devoutly; keep the words taught; teach children to love God with devotion and to keep the words taught by God.

Keywords: Alliance. Christian education. Home Christian education. through the Historical-Grammatical Method. The results

RESUMEN

Este artículo trae una lectura exegética del pasaje de Deuteronomio 6.6-9. Se justifica por la falta contemporánea de lineamientos fidedignos y objetivos ante la creciente expansión de perspectivas (sociedad, familia, medios de comunicación, etc.) y la consecuente inseguridad de identidad (creencias, valores) y responsabilidad correspondiente. Se busca el significado literal del pasaje y su validación para el lector contemporáneo. La lectura se realiza bajo el fundamento teórico de la Teología Bíblica, operada por la Exégesis a través del Método Histórico-Gramatical. Los resultados incluyen la identificación de la cláusula básica de la alianza y la cláusula de responsabilidades resultante. Esto incluye identificarse con Dios y amarlo con devoción; guarda las palabras enseñadas; enseñar a los niños a amar a Dios con devoción ya guardar las palabras enseñadas por Dios. Palabras clave: Alianza. educación cristiana. Educación cristiana en el hogar.


Texto completo:

PDF


Indexada em: Google Scholar, Latindex, LivRe - Revistas de Livre Acesso, SUMÁRIOS.ORG, Academia.edu, THEOS : textos de religião e teologia, Instituto Santo Tomás de Aquino, Faculdade Cristã de Curitiba, Faculdade Batista do Estado do Rio de Janeiro.