JESUS SOB A ÓTICA MUÇULMANA: UM ESTUDO SOBRE OS PONTOS DE CONTATO E DIVERGÊNCIAS ENTRE O JESUS NO CRISTIANISMO E NO ISLAMISMO

Fábio de Sousa Neto, Fernando Alves Palma, Rogeh Alves Bueno

Resumo


RESUMO

O presente trabalho propôs explorar introdutoriamente as representações sobre Jesus Cristo sob à ótica mulçumana ou do islã. Além disso, procurou entender os pontos de contato e possíveis divergências entre as representações sobre Jesus no cristianismo e no islamismo. A hipótese apresentada foi razoavelmente sustentada, pois se afirmou que as representações sobre Jesus de Nazaré no islamismo são específicas, apresentando ao mesmo tempo semelhanças e diferenças. As semelhanças podem ser confirmadas no substrato que forneceu parte do imaginário e linguagem teológica apresentada no Alcorão, além disso, constatou-se as influências do judaísmo e do cristianismo sobre a autoria do livro sagrado do islã. As diferenças são substanciais, sobretudo verificadas na retórica de desconstrução/reconstrução da pessoa de Jesus de Nazaré e consequentemente das doutrinas cristãs fundamentais; a cristologia, a soteriologia e a doutrina da Trindade. Se observou a necessidade de revisitar o conceito de Said (1990) de orientalismo, uma vez que a suposta “outra imagem do ocidente” construída pelo próprio ocidente, também seria válida no caso da elaboração dos imaginários do islã. Obviamente as fontes que nutriram tais imaginários também podem ser apresentadas como um reflexo no espelho, a construção da autoimagem a partir de referências judaico-cristãs.

Palavras-chave: Jesus Cristo. Islamismo. Mulçumano. Cristianismo. Doutrinas cristãs.

ABSTRACT The present work proposes to explore introductory representations of Jesus Christ from a Muslim or Islamic perspective. In addition, it sought to understand the points of contact and possible divergences between representations of Jesus in Christianity and Islam. The presented hypothesis was reasonably supported, since it was stated that the representations of Jesus of Nazareth in Islam are specific, presenting similarities and differences at the same time. The similarities can be confirmed in the substrate that provided part of the imaginary and theological language presented in the Koran, in addition, it was verified the influences of Judaism and Christianity on the authorship of the holy book of Islam. The differences are substantial, especially in the rhetoric of deconstruction/reconstruction of the person of Jesus of Nazareth and, consequently, of fundamental Christian doctrines; Christology, soteriology and the doctrine of the Trinity. The need to revisit Said's (1990) concept of orientalism was observed, since the supposed “another image of the West” constructed by the West itself would also be valid in the case of the elaboration of the imaginaries of Islam. Obviously, the sources that nourished such imaginaries can also be presented as a reflection in the mirror, the construction of self-image based on Judeo-Christian references.

Key-words: Jesus Christ. Islam. Muslim. Christianity. Christian doctrines.

 

RESUMEN

El presente trabajo se propone explorar representaciones introductorias de Jesucristo desde una perspectiva musulmana o islámica. Además, buscó comprender los puntos de contacto y las posibles divergencias entre las representaciones de Jesús en el cristianismo y el Islam. La hipótesis presentada fue razonablemente sustentada, ya que se afirmó que las representaciones de Jesús de Nazaret en el Islam son específicas, presentando similitudes y diferencias al mismo tiempo. Las similitudes se pueden confirmar en el sustrato que proporcionó parte del lenguaje imaginario y teológico presentado en el Corán, además, se verificó la influencia del judaísmo y el cristianismo en la autoría del libro sagrado del Islam. Las diferencias son sustanciales, especialmente en la retórica de la deconstrucción/reconstrucción de la persona de Jesús de Nazaret y, en consecuencia, de las doctrinas cristianas fundamentales; Cristología, soteriología y la doctrina de la Trinidad. Se observó la necesidad de revisar el concepto de orientalismo de Said (1990), ya que la supuesta “otra imagen de Occidente” construida por el propio Occidente también sería válida en el caso de la elaboración de los imaginarios del Islam. Obviamente, las fuentes que nutrieron tales imaginarios también pueden presentarse como un reflejo en el espejo, la construcción de una autoimagen a partir de referentes judeocristianos.

Palabras clave: Jesu cristo. Islam. Musulmán. Cristiandad. Doctrinas cristianas.


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Indexada em: Google Scholar, Latindex, LivRe - Revistas de Livre Acesso, SUMÁRIOS.ORG, Academia.edu, THEOS : textos de religião e teologia, Instituto Santo Tomás de Aquino, Faculdade Cristã de Curitiba, Faculdade Batista do Estado do Rio de Janeiro.