JESUS INTERPRETA SUA GERAÇÃO: UMA LEITURA HISTÓRICO-GRAMATICAL DE LUCAS 7.31-35
Resumo
O objeto de estudo desse artigo é a interpretação de uma das parábolas de Jesus, registrada no livro de Lucas 7.31-35. Propõe-se uma interpretação visando o sentido histórico-gramatical, por meio da abordagem de dados e material de pesquisa (pesquisas qualitativa e bibliográfica, respectivamente). O objetivo é apresentar ao leitor as ferramentas exegéticas mais importantes no exercício de extrair do texto sagrado a verdadeira intenção por trás da analogia descrita. O trabalho se desenvolve com o intuito de orientar a todos que fazem uso das parábolas para proclamar o evangelho, com enfoque na necessidade de evitar interpretações alegorizadas de textos alegóricos. Essa perspectiva será corroborada por estudos de grandes teólogos que, ao longo do tempo, entenderam que as parábolas de Jesus são alegorias, mas que suas interpretações não devem ir além do que o texto efetivamente quis dizer. O resultado dessa pesquisa é o entendimento e a aplicação de uma das parábolas menos comentadas por autores e pregadores: a que fala sobre crianças sentadas na praça.
Palavras-chave: hermenêutica; exegese; parábola.
Texto completo:
PDFIndexada em: Google Scholar, Latindex, LivRe - Revistas de Livre Acesso, SUMÁRIOS.ORG, Academia.edu, THEOS : textos de religião e teologia, Instituto Santo Tomás de Aquino, Faculdade Cristã de Curitiba, Faculdade Batista do Estado do Rio de Janeiro.