INTERAÇÃO SOCIAL DA APRENDIZAGEM COM O ENSINO RELIGIOSO NA HISTÓRIA EDUCACIONAL

Maria Aparecida Fernandes Viana Cunha

Resumo


O décimo pressuposto das Diretrizes Curriculares para o Ensino Religioso remete à interação social da aprendizagem com a religião na história educacional do Brasil em que não é mais observado pela ótica catequizante, mas, sim, vista como fator social e, como tal, está inserido no contexto sócio-histórico do educando. Nesse sentido, os princípios Vygotskyanos, como também a nova percepção da Igreja e do Estado, reforçam este pressuposto em que o sujeito constrói o conhecimento na convivência e na interação social. Logo, todos os aspectos sociais, culturais, religiosos e políticos são extremamente importantes para a construção do mutável e inacabado educando.

Palavras-chave:

Ensino religioso. Aprendizagem. Fator social. Interação social. Conhecimento.

ABSTRACT:

The tenth assumption Curriculum Guidelines for Religious Education refers to learning social interaction with religion in the history of education in Brazil is no longer observed by optical catechizing, but seen as a social factor and, as such, is embedded in the socio-history student. In this sense, the Vygotskian principles, but also the new perception of Church and State, reinforce this assumption that the subject builds knowledge on coexistence and social interaction. Soon, all social, cultural, religious and political are extremely important to build the changeable and unfinished student.

Keywords:

Religious education. Learning. Social factor. Social interaction. Knowledge.


Texto completo:

PDF


Indexada em: Google Scholar, Latindex, LivRe - Revistas de Livre Acesso, SUMÁRIOS.ORG, Academia.edu, THEOS : textos de religião e teologia, Instituto Santo Tomás de Aquino, Faculdade Cristã de Curitiba, Faculdade Batista do Estado do Rio de Janeiro.