As igrejas midiáticas e o aumento dos sem-igreja

Sérgio Henrique de Siqueira Bueno

Resumo


O foco do presente artigo está em analisar as igrejas midiáticas, e sua contribuição para o aumento dos sem-igreja. Faz-se necessário compreender, de um lado, a midiatização da religião na utilização dos meios de comunicação por parte das igrejas evangélicas, e de outro lado, o pensamento dos sem-igreja. As igrejas midiáticas são aquelas que se utilizam dos meios de comunicação para proclamar a mensagem da fé cristã. Os sem-igreja, ou desigrejados, são pessoas descrentes quanto às reais possibilidades de ser membro de igreja institucional.

Palavras-chave: Igrejas midiáticas. Os sem-igreja. Cristianismo. Comunidade.

 

ABSTRACT

The focus of this article is to analyze the media churches, and its contribution to the increase of the unchurched. It is necessary to understand the one hand the media coverage of religion in the use of media by the evangelical churches, and on the other hand, the thought of the unchurched. The media churches are those which use the media to proclaim the message of the christian faith. The unchurched, or "churchesless" are unconverted people about the real possibilities of being a member of the institutional church.

Keywords: Media churches. The unchurched. Christianity. Community.

 


Texto completo:

PDF


Indexada em: Google Scholar, Latindex, LivRe - Revistas de Livre Acesso, SUMÁRIOS.ORG, Academia.edu, THEOS : textos de religião e teologia, Instituto Santo Tomás de Aquino, Faculdade Cristã de Curitiba, Faculdade Batista do Estado do Rio de Janeiro.