Religião na sociedade: ópio do povo ou produtora de sentido

Wellington Cardoso de Oliveira, Lázara Divina Coelho

Resumo


O presente artigo parte da análise da frase mais famosa de Karl Marx: A religião “é o ópio do povo” e dos conceitos de religião como produtora de sentidos (significados) de Émile Durkheim. Para isso, buscou-se compreender o sentido da religião para estes dois autores, no que tange a visão de mundo que ela propicia. Ao mesmo tempo, parte de uma discussão de que a mente cristã não se fundamenta em elementos vazios e irracionais, mas que, enquanto expressão de uma crença religiosa, estrutura-se dentro de uma lógica em que crer e pensar não estão dissociados, antes articulam-se como parte de um processo de estruturação em que o crente expressa sua fé e suas convicções a partir de uma interpretação e cosmovisão religiosa.
Palavras-chaves: Religião. Ópio. Produção de sentidos. Mente cristã.

Abstract
This article presents the analysis of the most famous phrase from Karl Marx: Religion “is the opium of the people" and the concepts of religion as a producer of meanings (meanings) Émile Durkheim. For this, we sought to understand the meaning of religion for these two authors, regarding the worldview that it provides. At the same time, part of a discussion of the Christian mind is not based on empty and irrational elements, but as an expression of a religious belief is structured within a logic in that thinking and believing are not dissociated before articulate up as part of a design process in which the believer expresses his faith and convictions from a religious worldview and interpretation.
Keywords: Religion. Opium. Production of meaning. Christian mind.


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Indexada em: Google Scholar, Latindex, LivRe - Revistas de Livre Acesso, SUMÁRIOS.ORG, Academia.edu, THEOS : textos de religião e teologia, Instituto Santo Tomás de Aquino, Faculdade Cristã de Curitiba, Faculdade Batista do Estado do Rio de Janeiro.