Contribuições do conceito de mediação no processo de formação da escrita

Denise Cristina de Oliveira

Resumo


Este artigo versa sobre a compreensão de algumas contribuições do conceito de mediação sob a perspectiva da teoria de Vygotsky voltada para o ensino e formação docente. Também será demonstrado através de algumas abordagens de seus seguidores acerca do legado que foi deixado por Vygotsky para a área da educação. Acerca do assunto estudado, pretende-se verificar as contribuições dessa teoria para o aproveitamento da aplicação didática na produção de textos em diversas modalidades de ensino. Pretende-se também ressaltar a escrita como parte importante do processo de formação social do homem seu processo histórico e, mais, as formas do pensamento e conhecimento teóricos que envolvem o aprendiz.

PALAVRAS-CHAVE: Mediação. Escrita. Ensino. Vygotsky.

Abstact

This article focuses on understanding some contributions of the concept of mediation from the perspective of Vygotsky's theory focused on teaching and teacher education. It will also be shown through some approaches his followers about the legacy that was left by Vygotsky to education. About the subject studied, we intend to investigate the contributions of this theory to the use of didactic application in the production of texts in various forms of education. It is also intended to emphasize writing as an important part of the social formation of man to its history and more, ways of thinking and theoretical knowledge involving the apprentice process.

KEYWORDS: Mediation. Writing. Education. Vygotsky.


Texto completo:

PDF


Indexada em: Google Scholar, Latindex, LivRe - Revistas de Livre Acesso, SUMÁRIOS.ORG, Academia.edu, THEOS : textos de religião e teologia, Instituto Santo Tomás de Aquino, Faculdade Cristã de Curitiba, Faculdade Batista do Estado do Rio de Janeiro.