Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Vox Faifae: Revista de Teologia da Faculdade FASSEB?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E OUTRAS CONTRIBUIÇÕES

 

 

 

Introdução

Os textos (artigo, ensaio, comunicação ou recensão) devem ser originais e inéditos e não estarem sendo avaliados, para publicação, por outra revista; caso contrário, informar à Vox Faifae. No caso de trabalhos já publicados, é necessário documento de autorização da editora e dados das publicações em questão, os quais serão citados.

A aceitação definitiva de publicação do texto científico obedecerá aos seguintes procedimentos:

a) Primeira etapa: seleção dos artigos segundo critérios editoriais: parecer da Comissão Editorial (artigos que questionam a Soberania de Deus e a infalibilidade da Bíblia não serão selecionados).

 

b) Segunda etapa: parecer do Conselho Editorial

Nesta etapa os pareceres comportam três possibilidades:

  • Aceitação na íntegra;

  • Aceitação com modificações;

  • Recusa integral.

Sendo aprovado nas duas etapas (Comissão Editorial e Conselho Editorial) o artigo estará apto para publicação, desde que o autor proceda às revisões necessárias, quando estas lhe competir.

  • A Comissão Editorial não se compromete a devolver os originais enviados;

  • Os artigos aceitos para a publicação se tornarão propriedade de Vox Faifae;

  • O autor, após a aceitação do seu trabalho, será comunicado a comparecer à sede da Revista para fazer a formalização da entrega dos direitos autorais;

  • O artigo poderá sofrer alteração editorial significativa, visando melhorar a sua comunicabilidade (revisão gramatical, estilística e adequação às normas técnicas da ABNT).

 

 

 

 

  1. Normas gráficas da Revista

 

São adotadas, nesta revista, as normas de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os textos a serem apresentados devem ter a forma e dimensões que permitam ser inseridos nas seguintes seções de Vox Faifae, as quais correspondem às várias publicações científicas listadas e conceituadas por Marina de Andrade Marconi e Eva Maria Lakatos em sua obra Metodologia do trabalho científico (6ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2001).

A revista está aberta às seguintes publicações científicas: artigo, comunicação, ensaio e recensão. Todas elas devem seguir o seguinte padrão: textos digitados em papel A4 210mm x 297mm, com margem superior: 3cm; inferior: 2cm; esquerda: 3cm; direita: 2cm, parágrafo justificado, fonte times new roman, tamanho 12, exceto em citações em bloco, notas de rodapé e numeração das páginas (tamanho 10); quanto ao espaçamento entre linhas, deve ser de 1,5 cm em todo o artigo e 1,0 cm nos resumos (língua nacional e estrangeira) e nas citações em bloco (mais de 3 linhas), notas de rodapé e referências ao final do trabalho.

Especificamente, os autores devem observar (cf. Políticas Editorias de Vox Faifae, publicada nesse espaço onde se conceitua, inclusive, cada tipo de publicação):

a – Artigo – O artigo a ser publicado na revista deve conter: título em português ou espanhol; resumo em português ou espanhol (resumen) e inglês (abstract), de três a cinco palavras-chave separadas por ponto, em português ou espanhol e inglês; credenciais do(a)(s) autor(a)(es) de até 280 caracteres na forma de minicurriculo (em ordem decrescente de titulação); corpo do texto (em português ou espanhol); referência bibliográfica sob as normas da ABNT. As citações devem ser feitas no corpo do texto entre parênteses (sistema autor-data). Os itens do artigo devem ser numerados em algarismo arábico de forma seqüencial e a partir da Introdução. Os textos devem ser enviados em cópia eletrônica gravados em arquivo no formato word (doc). Tabelas e gráficos devem ser enviados em arquivos à parte, indicando no corpo do texto a sua localização de forma numérica (tabela 1, tabela 2, gráfico 1, gráfico 2) em arquivos de imagem no formato jpeg. Somente serão aceitos artigos inéditos com extensão entre 12 (doze) e 25 (vinte e cinco) laudas.

b - Comunicação – A comunicação, para ser publicada na revista deve conter: título em português ou espanhol, nome da obra resenhada e demais referências (autor, editora, ano da publicação), currículo resumido do(a)(s) autor(a)(es) da resenha de até 150 caracteres, corpo do texto e bibliografia nas normas da ABNT em português, espanhol ou inglês. A comunicação deve ter entre 6 (seis) e 10 (dez) laudas.1

c – Ensaio – O ensaio científico a ser publicado na revista deve conter: título em português ou espanhol, currículo resumido do(a)(s) autor(a)(es), corpo do texto de acordo com as normas da ABNT em português, espanhol ou inglês. O ensaio deve conter entre 3 (três) e 8 (oito) laudas.2

d – Recensão – A recensão a ser publicada na revista deve conter: título em português ou espanhol, nome da obra resenhada e demais referências (autor, editora, ano de publicação), currículo resumido do(a)(s) autor(a)(es) da resenha, corpo do texto e bibliografia de acordo com as normas da ABNT em português, espanhol ou inglês e deve ser apresentada em até 2 (duas) laudas.3

 

 

  1. O Estilo da Redação Acadêmica

Quanto ao estilo, devem ser observadas:

Ênfase

As ênfases devem ser feitas mediante o uso de itálicos e não sublinhas ou negritos. Palavras estrangeiras ou transliteradas, e títulos de publicações também devem ser italicizados. Ênfases não presentes no original e feitas em citações diretas devem ser indicadas mediante acréscimo na nota bibliográfica “ênfase nossa”.

Línguas originais

Citações de palavras, termos etc. de línguas originais da Bíblia (grego, hebraico, aramaico) devem ser feitas nos alfabetos originais e seguidas de transliteração em sua primeira inserção do texto. Tais termos devem ser, preferencialmente, traduzidos.

Linguagem

A linguagem subjetiva (primeira pessoa do singular), coloquial (informal), ou devocional (própria de sermão, estudo bíblico ou oração) deve ser evitada.

Inicias minúsculas e maiúsculas

Nesse uso devem ser observadas as normas do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (Base XIX, Das minúsculas e maiúsculas) e do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras – ABL. Dentre elas, citam-se:

Devem ser grafadas em iniciais minúsculas:

  • Pronomes pessoais referentes a quaisquer divindades. Exs.: ele, dele.

  • Dias, meses, estações do ano. Exs.: segunda-feira, janeiro, inverno.

  • Pontos cardeais (quando não usados absolutamente). Exs.: norte, sul.

Devem ser grafadas em iniciais maiúsculas:

  • Nome de religiões, denominações religiosas, igrejas etc.. Exs.: Catolicismo, Protestantismo; Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Igreja Presbiteriana Bethel.

  • Designativos de festas ou festividades. Exs.: Dia dos Pais, Natal.

  • Nome de seres antropomorfizados ou mitológicos. Exs.: Adamastor; Netuno.

  • Títulos de periódicos, que retêm o itálico. Exs.: Vox Faifae, O Popular.

  • Designativos do saber, cursos e disciplinas. Exs.: História, Teologia, História da Teologia.

  • Designativos de instituições em geral. Exs.: Instituto de Pensão, Instituto Nacional de Securidade Social.

  • Antropônimos reais ou fictícios. Exs.: Paulo Marques, Cinderela.

  • Topônimos reais ou fictícios. Exs.: Goiânia, Pasárgada.

  • Siglas, símbolos e abreviaturas nacionais e internacionais regulados com maiúsculas, iniciais ou mediais ou finais ou o todo em maiúsculas. Exs.: FAIFA, V. Exª.

 

São opcionais as iniciais maiúsculas:

  • Palavras usadas reverencialmente, aulicamente ou hierarquicamente, em início de versos, em categorizações de logradouros públicos, de templos e de edifícios tem uso de iniciais maiúsculas opcional. Exs.: rua dr. ou Rua Dr. Erasmo Braga, rua ou Rua do Lazer; igreja ou Igreja Evangélica Assembléia de Deus, templo ou Templo da Igreja Universal do Reino de Deus; palácio ou Palácio das Esmeraldas, edifício ou Edifício Cora Coralina.

Compatibilidade:

  • O texto deve ser apresentado sob uso correto da gramática portuguesa e uma linguagem e estilo compatíveis com um trabalho científico.

 

 

  1. Estrutura dos textos

 

Abaixo será especificada a estrutura do artigo científico; a dos demais textos (comunicação, ensaio, recensão) estão disponíveis nas Políticas Editorias de Vox Faifae.

 

Título e subtítulo do artigo

  • O título em português ou espanhol; deve ser conciso e indicar, com clareza e objetivo, o conteúdo do texto; pode conter subtítulo; este é separado por dois pontos. Nota de rodapé referente ao título: se houver informações sobre o título, fazer em nota de rodapé devidamente identificada, no final da primeira página. Deve ser em letras maiúsculas, fonte 14 e negrito.

 

Nome do autor

  • Nome completo do(a) autor(a) ou autores(as) com nota de rodapé com seu ou seus currículo(s) contendo: suas credenciais em ordem decrescente de titulação, local onde ensina, telefone, e-mail e informações que julgar necessárias. Obs.: o e-mail será mantido na publicação do artigo. Esse minicurriculum, em português ou espanhol, não pode ultrapassar a 280 (duzentos e oitenta) caracteres.

 

Resumo (NBR 6028)

  • Resumo indicativo e/ou informativo do conteúdo do documento, em Língua Portuguesa; mínimo de 100 e máximo de 250 palavras.

 

Palavras-chave (NBR 6034)

  • São palavras significativas que representam o conteúdo do artigo em português ou espanhol. Sua finalidade é indexar o artigo e inclui-lo no índice da revista; mínimo de 3 máximo de 6 em português, separadas por ponto ( . ) e grafadas com iniciais maiúsculas (à exceção do que as regras gramaticais ditarem). Ex.:

 

Palavras-chave: Palavra. Palavra palavra. Palavras.



Abstract

  • Resumo indicativo e/ou informativo do conteúdo do documento, em Língua Inglesa, Francesa ou Espanhola (tradução do resumo em português para a língua escolhida).

 

Key-words

  • São palavras significativas que representam o conteúdo do artigo. Sua finalidade é indexar o artigo e inclui-lo no índice da revista; mínimo de 3 e máximo de 6, na língua escolhida para o abstract, igualmente separadas por ponto e vírgula ( ; ) e grafadas com iniciais minúsculas (exceto regras gramaticais diferentes). Ex.:

 

Keywords: Word. Word word. Words.

 

 

 

  1. Texto do artigo

Deve apresentar a introdução, o desenvolvimento e a conclusão ou considerações finais devidamente identificados (NBR 6022, 2003). Os itens do artigo devem ser numerados em algarismo arábico de forma seqüencial exclusive Introdução e Considerações finais além dos elementos pré e pós-textuais.

Citações e notas explicativas no rodapé (NBR 10520, 2002)

  • Podem ser utilizados: direta (“transcrição textual de parte da obra do autor consultado”) e indireta (“texto baseado na obra do autor consultado”).

  • As citações diretas, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior de citação. Mas aquelas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 11, sem aspas duplas e com aspas simples, se for o caso (são chamadas citações em bloco).

Os recursos que se seguem devem ser indicados do seguinte modo:

  • Suupressões: […]

  • Interpolações, acréscimos ou comentários: [interpolações, acréscimos ou comentários]

  • Ênfase ou destaque: itálico.

  • Em caso de dados obtidos por informação verbal (palestras, debates, comunicações, paineis etc.), deve-se indicar, entre parênteses, a expressão (informação verbal), mencionando-se, em nota de rodapé, os dados disponíveis como evento, local e data.

 

Quanto ao sistema de chamada, as citações devem ser indicadas no texto pelo modo autor-data. Neste, a indicação da fonte é feita “(a) pelo sobrenome de cada autor, ou pelo nome de cada entidade responsável até o primeiro sinal de pontuação, seguido(s) de data de publicação do documento e da(s) página(s) da citação, no caso de citação direta, separados por ponto e vírgula e entre parênteses; […] (b) pela primeira palavra do título seguida de reticências, no caso das obras sem indicação de autoria ou responsabilidade, seguida da data de publicação do documento e da(s) página(s) da citação, no caso de citação direta, separados por vírgula e entre parênteses; [… ] (c) se o título iniciar por artigo (definido ou indefinido), ou monossilábico, este deve ser incluído na indicação da fonte.” (NBR 10520, 2002, 6.3).

  • As notas explicativas (comentários, esclarecimentos ou explanações, que não caibam no texto) devem ser numeradas e aparecer no rodapé da página (NBR 10520, 2002).

 

 

 

 

 

  1. Referências (NBR 6023 Informação e documentação – Referências – Elaboração)

Relação das fontes usadas pelo autor, tais como livros, artigos de periódicos e outros documentos, tanto no formato bibliográfico quanto no eletrônico. Utilize somente a nomenclatura REFERÊNCIAS, pois abrange todos os documentos tanto impressos quanto eletrônicos ou em outro suporte. Deve constar somente os autores citados no seu texto e estar em ordem alfabética.

Quanto à apresentação das referências (NBR 6023:2002):

  • Os elementos essenciais e complementares das obras usadas no texto devem ser apresentados em sequência padronizada, alinhadas à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separados entre si por espaço duplo; o recurso tipográfico utilizado para destacar o elemento título deve ser o itálico, o qual não se aplica às obras sem indicação de autoria, ou de responsabilidade, cujo elemento de entrada é o próprio título, já destacado pelo uso de letras maiúsculas na primeira palavra, com exclusão de artigos (definidos e indefinidos) e palavras monossilábicas; quanto à ordenação das referências, deve-se optar pelo sistema alfabético, i. e., pela ordem alfabética de entrada (sobrenome) (NBR 6023, 2002, 6).

Quanto à apresentação das referências bíblicas:

  • Devem ser colocadas no texto principal e não em notas de rodapé. Quando se referir somente ao livro, deve ser digitado o nome completo; caso sejam indicados capítulo e versículo, devem ser utilizadas as abreviaturas de duas letras sem ponto, conforme apresentadas no índice da versão da Bíblia Almeida Revista e Atualizada. Exs.: Gn 20.1; 2 Cr 1.10; 1 Ts 2.7; Ap 10.1; Jd 5.

 

Agradecimentos

  • Mencione agradecimentos, caso ache necessário, após referências.

 

TIPO do arquivo eletrônico

  • Microsoft Word 97/2000/XP (.doc); RTF ou WordPerfect.

 

Parágrafos

  • Justificados (com hifenização).

 

 

Numeração de páginas

  • No canto superior direito iniciando na segunda página

 

Estruturas de parágrafos

  • Iniciar sempre o parágrafo com uma tabulação para indicar o início (um recuo no começo do parágrafo).

 

Tráfego

  • Os textos devem ser enviados em cópia eletrônica gravados em arquivo no formato word (doc). Tabelas e gráficos devem ser enviados em arquivos à parte, indicando no corpo do texto a sua localização de forma numérica (tabela 1, tabela 2, gráfico 1, gráfico 2) em arquivos de imagem no formato jpeg. Somente serão aceitos artigos inéditos com extensão entre 12 (doze) e 25 (vinte e cinco) laudas.

 

 

 

Atualização em 15 de julho de 2012

 

 

A Comissão Editorial.

1 O conceito, as divisões e os elementos de uma Comunicação podem ser vistos nas Políticas Editorias da Revista Vox Faifae.

2 O conceito, as divisões e os elementos de um Ensaio podem ser vistos nas Políticas Editorias da Revista Vox Faifae.

3 O conceito, as divisões e os elementos de uma Recensão podem ser vistos nas Políticas Editorias da Revista Vox Faifae.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


Indexada em: Google Scholar, Latindex, LivRe - Revistas de Livre Acesso, SUMÁRIOS.ORG, Academia.edu, THEOS : textos de religião e teologia, Instituto Santo Tomás de Aquino, Faculdade Cristã de Curitiba, Faculdade Batista do Estado do Rio de Janeiro.